sábado, 6 de agosto de 2011

A Avaliação e Validação da EAD.

A Avaliação e Validação da EAD!
O Centro de Ensino Interação foi criado para ser um centro de ensino e não exclusivamente um polo de apoio presencial e há seis anos atua na região do Anhanduizinho com a missão de oportunizar o acesso ao ensino superior, cursos de capacitação, pós-graduação, formação continuada e línguas, contribuindo com a expansão da educação de qualidade, levando o direito à cultura e a inserção no mercado de trabalho a todos os cidadãos no local em que vivem. Porém nós atuamos como um polo de apoio presencial e vou concentrar minhas observações dentro desse aspecto da nossa prestação de serviço e estaremos então a partir de agora utilizando unicamente o termo polo.
A importância da atuação do polo dentro da modalidade de Educação a Distância (EAD) é inquestionável. O polo leva a instituição que ele representa fisicamente para perto do acadêmico a um custo menor, porém garantindo a qualidade no atendimento. De acordo com a portaria normativa nº 02/2007 do Ministério da Educação e Cultura (MEC), parágrafo 1º, “o polo de apoio presencial é a unidade operacional para desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância”.
As três maiores instituições de ensino superior da capital atendem juntas hoje aproximadamente 13000 alunos na modalidade EAD através de seus polos, então gostaríamos de esclarecer que o polo não é apenas um por menor no conjunto do presente processo. Ele é condição, inclusive para autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos na modalidade EAD, como previsto na portaria normativa nº 40, (MEC) de 12 de dezembro de 2007, capítulo 3, seção 6, parágrafo 2º.
O polo tem que oferecer condições mínimas em estrutura previstas nos referências de qualidade para a EAD, um documento que foi construído com a participação de instituições que ofertam essa modalidade e que embora não tenha valor legal ele embasa os processos de regulação, supervisão e avaliação da EAD.
Nossa estrutura básica hoje tem que assegurar, além das salas de aula com todo o ferramental tecnológico que cada modelo exige, também toda uma estrutura de entorno que garanta a oportunidade de momentos de estudo e aprofundamento de conteúdo por parte do acadêmico, como biblioteca, salas com computadores com acesso à internet de banda larga, secretaria, sala para tutores presenciais e laboratórios de ensino para atendimento específico de cursos que exijam atividades experimentais quando for o caso. Além de toda a adequação que a normatização sobre acessibilidade exige.
Essa estrutura, que tem sim um custo menor que todo o aparato da educação presencial, não deixa de exigir um investimento de monta por parte dos gestores de polo parceiros. Investimento esse que é permanente, pois além da manutenção a demanda exige investimentos de ampliação e capacitação do pessoal que atua no polo.
Nós, gestores educacionais que atuamos na modalidade EAD temos todo o interesse em que ela seja de qualidade, eficiente e eficaz, não somente porque ela é o nosso negócio, mas porque acreditamos que todo o processo educacional precisa se adequar para atender a esse paradigma dinâmico que a tecnologia trouxe para a educação, seja ela EAD ou não.
Existem sim critérios claros e bem definidos que normatizam e regulam todo esse processo e com uma transparência elogiável do nosso Ministério da Educação e Cultura através do seu site e do seu sistema de informação e-mec. É importante que as pessoas acessem e busquem lá as informações que garantam segurança ao seu processo de escolha pelo modelo educacional que melhor atenda suas expectativas e necessidades.
No nosso entendimento a luta por uma educação de qualidade se dá quando cobramos dos órgãos competentes fiscalização permanente das instituições de ensino independente da modalidade que praticam. Melhores salários aos nossos profissionais da educação independente do nível de ensino em que atuam. Investimento na capacitação permanente desses profissionais. Porque se queremos que as instituições nos ofereçam profissionais melhores, bem preparados, devemos compreender que as pessoas possuem processos de aprendizado diferenciados e restringir a educação a um único modelo é também impedir que pessoas com grande potencial não os desenvolva porque o modelo presencial é excludente para eles.
E aqui gostaria de abrir um parênteses para falar da importância da experiência prática na formação dos nossos acadêmicos, que acontece quando os mesmos se encontram em fase de cumprimento de sua carga horária de estágio. Na EAD os acadêmicos também devem estagiar e cumprir com todos os procedimentos que a legislação determina nesse quesito educacional sem diferenciação do presencial. Esse momento tão importante e necessário a formação do futuro profissional também deve ser acompanhado e fiscalizado com todo o rigor para que possa realmente cumprir o papel a que se propõe. Porém não consigo compreender como gestora e educadora que esse processo seja acompanhado de pré-conceito em relação a modalidade EAD. Peço que os profissionais abram seu campo de trabalho para receber nossos acadêmicos e nos ajudem a formar profissionais mais competentes.
Reforço que a defesa de uma educação de qualidade não pode se dar em detrimento de um modelo e benefício de outro, até porque já se demonstrou que existem situações em que a única opção de acesso ao ensino é através da modalidade EAD.
É de nosso total interesse que essa discussão amplie a responsabilidade dos órgãos competentes em fiscalizar e punir as instituições que não zelarem com o devido compromisso ao papel que assumiram como instituições de ensino. Queremos sim o fortalecimento das instituições que trabalham com seriedade e dentro das normas legais.
Educação de qualidade se constrói assim, com fiscalização, cumprimento da legislação e com ousadia de investir em ferramentais humanos e materiais além de planos pedagógicos inovadores e caros em um país onde ainda existem milhões de pessoas analfabetas e sem acesso ao ensino superior.

Ana Paula S. Bojikian H. da Rosa - Mestre em Educação
Gestora do polo de apoio presencial CENTRO DE ENSINO INTER@ÇÃO

2 comentários:

  1. Olá a todos,
    Como este post é interessante para vermos a importancia que um Polo de apoio a Educação a Distancia o que deve apresentar de acordo com o MEC, para oferer os cursos. Lembrando que os Polos são de suma importancia para essa modalidade de educação,seguindo assim todos os padrões exigidos pelo ministerio da educação podem existir no Brasil todo,levando a Educação aos lugares menos favorecidos.
    Obrigada pelo texto Gestora.

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  2. Olá Andréia, muito interessante este post sobre a Validação e Avaliação da EaD. Embora a estrutura dos pólos presencias a distância sejam menores do que as de uma faculdade presencial, não que dizer que a qualidade da educação seja inferior ou de má qualidade. Muito pelo contrário, os gestores exigem o máximo dos professores tutores presenciais uma melhor qualificação e um cuidado todo especial com os academicos. E não menos diferente existem normas e portarias do MEC que precisam ser cumpridas...Valeu, gostei...

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